Tenho muita admiração pela trajetória do autor, Içami Tiba, psiquiatra, colunista, escritor, um homem que teve um olhar diferenciado, e atual quando o assunto é educação e relação entre pais e filhos. Este é um título imperdível para todos que pretendem se aventurar na educação de um filho, é praticamente um manual para ser lido desde a gravidez.
É impossível não ver-se retratado em alguma passagem (ou na maioria delas).
Após ler passei a olhar de maneira diferente muitos prismas da educação básica.
Leitura obrigatória a todos que acreditam que podemos aprender sempre, e que o exemplo é o maior ensinamento que podemos dar aos filhos!
DESCRIÇÃO:
Este livro tem o objetivo de devolver para a família a responsabilidade de educar os filhos, hoje atribuída à escola, dada a nova dinâmica familiar e profissional da sociedade ocidental. O autor se propõe a ajudar os pais nessa empreitada reforçando a importância de valores e atitudes como limites e diálogo. Ressalta também que os pais devem se sentir tranquilos em relação à educação dada a seus filhos na medida em que lhes transmitem a responsabilidade pela própria felicidade dando-lhes a autonomia de que eles certamente precisarão na vida adulta. Por fim, fica marcada a idéia de que os pais têm de garantir uma boa educação, que fizeram à sua parte da melhor maneira e assim contribuir para que seus filhos sejam felizes.
FRASES E CITAÇÕES PREFERIDAS:
* O homem conquista e defende um território, mas quem o transforma em um lar é a mulher.
Içami Tiba faleceu em 02 de agosto de 2015, deixando uma extensa obra escrita, verdadeiros manuais de como lidar com situações cotidianas, muitas delas pouco confortáveis.
Entre seus livros estão: "Homem Cobra, Mulher Polvo", "Juventude e Drogas - Anjos Caídos".
Excelente Livro!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário será analisado e em breve estará visivel