sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Inchaço Abdominal - Possíveis Causas



Todas nós sonhamos com aquela barriguinha chapada, praticamente inatingível para muitas.

O pior quando de quebra aparece aquele inchaço indesejado, que pode ter um motivo trivial, (como engolir ar), ou realmente  ser sintoma de situações graves de saúde.

Há pelo menos 5 condições onde este é um resultado comum. Portanto, se o jeans anda apertado, mas você sabe que não ganhou quilinhos extras, é melhor fazer um check up.

5 causas prováveis de inchaço:

Síndrome do Intestino Irritável
Se o inchaço já dura algum tempo, é acompanhado de dor de barriga, surtos de diarreia e prisão de ventre, a origem pode ser esta Síndrome.
Tida como comum, é classificada como uma doença funcional. Não significa que haja algo errado com a estrutura do intestino, mas sim, com seu funcionamento.

Posso falar por experiência própria, o tratamento é bastante simples, tomei medicação prescrita pelo gastroenterologista, fiz uma dieta alimentar rica em fibras e rapidamente o problema foi resolvido. É um problema diretamente ligado ao estresse. 



Flatulência
O inchaço na barriga pode ser  problema com flatulência. O normal é soltar gases entre 12 e 15 vezes por dia, permanecer com gases pode causar inchaço. A medida neste caso é concentrada na alimentação. Limitar o consumo de carboidratos não absorvíveis, presentes no feijão, repolho, brócolis, maçãs, ameixas, leguminosas. Tais alimentos podem libertar pequenas quantidades de gás de enxofre, na sua passagem através do intestino. Outro fator relevante é mastigar devagar, e muito bem. A comida “bem quebrada” tem menor chance de fermentar, e produzir gases.



Doença celíaca (intolerância a glúten)
Cansaço e perda de peso sem motivo aparente, dor no estômago, e claro, inchaço na região abdominal, podem ser fortes indícios de que está sofrendo com a doença celíaca. Trata-se de uma reação adversa ao glúten, encontrado na cevada e no trigo. É uma doença auto-imune, que faz o corpo detectar o glúten como uma ameaça, e criar anticorpos para um contra-ataque. Essa reação provoca danos na superfície do intestino delgado, afetando a capacidade do corpo em absorver nutrientes.



Câncer de ovário
Se o inchaço for persistente, e acompanhado de dor no estômago e constantes infecções urinárias, cuidado. Os sintomas do câncer de ovário costumam ser bastante vagos, e é por isso que o diagnóstico costuma ser tardio, quando o tratamento será bem difícil. É necessário manter os exames ginecológicos sempre em dia.




Flutuações hormonais
No período pré-menstrual é comum a flutuação hormonal, e também inchaço na barriga. Além da elevação no nível de progesterona, o corpo passa ter uma função intestinal mais lenta. Isso quer dizer que os alimentos vão passar mais devagar através do corpo, o que provoca gases, e o consequente inchaço. Nestas situações, a melhor alternativa natural é caminhar meia hora por dia, beber muitos líquidos, e incrementar o consumo de frutas e legumes.







Para um abdome inchado provocado por engolir ar:
Evite bebidas gaseificadas
Evite mascar chicletes ou chupar balas
Evite beber com canudo ou beber aspirando a superfície de um líquido quente
Coma devagar




Se você tem alguma dica, sobre o assunto deixe seu comentário!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será analisado e em breve estará visivel

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...