quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Mofo - Dicas para eliminá-lo



Basta passar uma semana sem sol, com dias encobertos ou chuvosos, pra gente observar o aparecimento de mofo, nas áreas menos arejadas da casa, como gavetas, dentro de armários e guardo roupas.

Mas alguns cuidados ajudam a proteger-nos desse invasor indesejado.



*  Sempre que possível, deixe as portas do guarda-roupa abertas para que entre ventilação. Eu até coloco um pequeno ventilador voltado para dentro do guarda-roupa para intensificar a trocar de ar, e vou alternando de porta em porta.
*  Coloque as roupas de frio no sol durante o verão ou lave-as. Eu prefiro lavá-las nada como cheiro de roupa limpa, mas certifique-se que o local escolhido para guarda-las esteja completamente limpo, senão seu esforço será em vão.
* Caso a  roupa já esteja manchada veja duas formas de resolver, de acordo com a cor do tecido:
- Roupas coloridas: Mergulhe tecidos coloridos em leite fervente até a mancha desaparecer.
- Roupas brancas: Deixe o tecido de molho em água quente com sal.

* Pelo menos uma vez ao mês, tire as roupas e limpe o armário com água e vinagre para evitar fungos e consequentemente o mofo.

* Coloque um pote com bicarbonato de sódio, cal ou gesso dentro do guarda-roupa. Troque-o a cada seis meses. Ou utilize os potinhos anti-mofo vendidos nos super mercados, que capturam água, funcionam bem, duram cerca de 30 dias.
* Use produtos antimofo durante a faxina, aqui tem a resenha de um que sempre uso, é excelente.
* Para eliminar a umidade, deixe um pedaço de giz em cada prateleira.

* Uma receita simples e bem conhecida é misturar água com água sanitária ou vinagre branco, na proporção de um para um. Basta passar a composição com um pano nos armários, gavetas, paredes e cômodas.
* Se o mofo esta instalado na madeira é mais complicado, pois a madeira quando não é bem tratada, é verde, ou não tem impermeabilização adequada (como partes internas de guarda roupas e estrados de cama), saõ locais de constante reincidência do problema. Se a madeira tiver veios, faça uso de aspirador, para remover os esporos, e em seguida prossiga o tratamento com produtos específicos ou vinagre, aplicados com pano. Caso o problema persista a unica solução é impermeabilizar com verniz.

Pequenos hábitos e cuidados fazem toda diferença no bem estar da sua família!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será analisado e em breve estará visivel

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...