quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Livro: Palácio de Inverno - John Boyne



Estou cada vez mais fascinada pelos livros desse autor, a maneira como John Boyne mescla suas histórias aos fatos históricos é sensacional.

Este livro é um romance, mas longe daquelas histórias melosas e açucaradas que enjoam nos primeiros capítulos.


Sinopse
Na primeira vez em que alterou o curso da história, em 1915, o então jovem camponês russo Geórgui Jachmenev conseguiu impedir um atentado à vida do grão-duque Nicolau Nicolaievitch, irmão do czar. Esse involuntário ato de bravura acaba por assegurar a Geórgui um lugar de honra na corte de Nicolau II, que o nomeia guarda-costas pessoal de seu filho, o também adolescente Alexei Romanov. Em 1981, agora cidadão britânico e funcionário aposentado da biblioteca do Museu Britânico, o octogenário Jachmenev, enquanto vela pela saúde da esposa Zoia, que vive os últimos estágios de um câncer devastador, deixa a memória flutuar, recordando aleatoriamente os fatos de sua vida, grande parte deles ligados diretamente a eventos históricos que transformaram o século XX. Rasputin, Winston Churchill, um amigo de Charles Chaplin, o último czar russo e outros personagens históricos de vulto misturam-se às pessoas comuns do imaginário de Jachmenev, à medida que sua memória vai aproximando os dois momentos mais importantes de sua vida, aquele em que conquistou o amor de sua vida e aquele em que está prestes a perdê-lo de forma definitiva.



MINHA OPINIÃO

O personagem central Geórgui Jachmenev tem sua história de vida contada desde sua infância até os 82 anos, alternando passagem da adolescência com os fatos de sua vida madura, nessa mistura cronológica os fatos vão dando as pistas que concebem o final, mesclado de romance e realidade vivida pela família Romanov, a última família da linhagem de czares russos.

É tão descritivo e fascinante que os personagens e cenários locais, ganham tamanha veracidade capaz de nos fazer viajar na história e sentir uma pontinha da agonia vivida pelas pessoas durante as Guerras, a Revolução Russa, a pobreza dos camponeses, as pessoas que viviam na iminência dos bombardeios na Segunda Guerra, e tantos fatos narrados neste livro, melhores do que em qualquer livro de História Mundial.

Sem falar na agradável história de amor e cumplicidade, entre duas pessoas "normais", nem de todo más, nem de todo boas, nada perfeitas, cheias de altos e baixos, assim como todos nós.

***

A viagem foi tão envolvente que pesquisei sobre os Romanov e descobri que muitos fatos do livro são reais, assim como: a doença do garoto Alexei, o trabalho da czarina e das filhas mais velhas nos hospitais, o parentesco entre as famílias reais da Europa na época,  a devoção das pessoas pelos membros da família dos czares, e até mesmo o desfecho da família Romanov.

Abaixo tem algumas imagens, pois esse é o tipo de livro, que quando acabamos de ler, ficamos querendo saber mais, sobre a época, o local, as personagens, etc. Todas elas foram pesquisadas na internet e não possuem nenhum vínculo com o livro.

Família Romanov - 1914

Maria, Olga, Anastásia e Tatiana, no cativeiro em Czarkoe Selo, 1917

Palácio de Inverno 

O Palácio de Inverno do Ermitage, em São Petersburgo, Rússia, foi residência dos Czares durante dois séculos, abriga atualmente a sede do maior museu do mundo. Localizado às margens do Rio Neva, como descrito em algumas passagens do livro.

Coluna de Alexandre

Palácio de Inverno
Autor: John Boyne
Editora: Companhia das Letras
453 páginas

Leitura rica, densa e maravilhosa.
Excelente !!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será analisado e em breve estará visivel

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...