sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Novembro Azul




De acordo com o Inca (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de próstata é o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres. O uro-oncologista Homero Oliveira de Arruda, da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), avisa que o pico de ocorrência da doença acontece a partir dos 60 anos.

É uma doença típica do envelhecimento masculino, ou seja, num time de futebol dois vão ter câncer de próstata no futuro. Além disso, vale destacar que homens obesos têm mais chances de apresentar o problema.

Além de idade avançada e do excesso de peso, Arruda acrescenta que histórico familiar, sedentarismo e dieta rica em gorduras e açúcares são outros fatores que contribuem para o surgimento do câncer.

Por isso, a importância de manter um estilo de vida saudável e fazer check-up da próstata a partir dos 50 anos. Caso o homem tenha histórico familiar, os exames devem ser iniciados dez anos mais cedo.

Arruda alerta que o câncer de próstata não apresenta sintomas e, muitas vezes, é confundido com uma doença muito comum nos homens chamada hiperplasia benigna da próstata.

Alterações na próstata podem causar dificuldade para urinar e é comum os homens associarem isso com o câncer. Mas, geralmente, é hiperplasia benigna, que ocorre em quase cinco homens para cada seis.

O médico reforça que a biópsia é o único procedimento capaz de confirmar a presença de um câncer.

Segundo o Inca, o câncer de próstata é a segunda causa de morte por câncer entre homens brasileiros, ficando atrás apenas do câncer de pulmão.




Oriente e incentive seus familiares, amigos e parceiros a procurar um urologista e realizar o exame preventivo !!!

O maior aliado do câncer de próstata é o preconceito.



Fonte: Portal R7 Notícias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será analisado e em breve estará visivel

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...