domingo, 24 de novembro de 2013

Regrinhas básicas para visitar recém nascidos



Quem tem filhos sabe bem como é essa fase, de bebe recém chegado, se for o primeiro filho, ainda mais complicado, é uma fase de adaptação, onde tudo é novo e nada é previsível.

Em meio ao esse turbilhão de emoções ainda é preciso lidar com as constantes visitas de amigos e familiares.

Se você tem filhos, é provável que tenha passado pela mesma experiência e consiga avaliar com mais clareza o que se deve, e como fazer, durante uma visita ao recém nascido. Se não é seu caso, este post, fará você entender melhor, como agir para não tornar-se aquela visita chata e inconveniente que ninguém deseja.



1- Evite aglomerações 
As visitas devem ser programadas para não formar uma aglomeração. Sempre ligue antes de ir. Pois no inicio, os horários do bebe podem ser desencontrados, e você corre o risco de atrapalhar mamadas, banho e sono.

Esse tipo de ocasião favorece contágios e excesso de barulho, e isso pode causar estresse ao recém nascido, segundo especialista do Hospital das Clínicas.


2-  Não fume 
Nem pense em fumar. E a restrição vale para horas antes da visita.

Segundo o pneumologista Joaquim Rodrigues, as substâncias do cigarro ficam impregnadas em roupas e mãos dos fumantes. Os resíduos que permanecem são tão prejudiciais quanto a própria fumaça.


3- Sem beijos e apertões
Muitas pessoas exageram, e acabam beijando ou apertando bochechas, mãozinhas e pés das crianças. O que elas não sabem é que essas atitudes são inadequadas, pois podem trazer problemas ao recém nascido, como incômodo e até fraturas.


4- Faça uma visita curta
A primeira visita na maternidade deve ser limitada aos parentes próximos, como avós e irmãos, pois é um momento de recuperação da mãe e maior atenção à vida do bebê. Antes de aparecer, ligue e combine o horário. É elegante não ficar muito tempo.

Em casa, evite os primeiro dias, e seja breve na visita.


5- Lave as mãos
Não se esqueça dos cuidados básicos de higiene. Lavar bem as mãos e os braços (até a altura dos cotovelos) antes de chegar perto da mãe e do bebê é imprescindível para minimizar a contaminação por vírus e bactérias.
Só pegue o bebe no colo, se os pais oferecerem, nada mais inconveniente que o bebe passar de mão em mão.



6- Se estiver doente, não vá 
Se estiver com resfriado, gripe, conjuntivite ou qualquer outra doença infectocontagiosa, suspenda a visita. A ideia de que “eu não vou chegar perto, nem segurar a criança” não basta. Como o sistema de defesa do organismo da mãe e do bebê estão fragilizados, não é adequado arriscar.


7- Desligue o celular
No momento da visita, desligue os celulares. Se for imprescindível mantenha-o na opção vibração.


8- Não use flash 
Cautela também com as câmeras fotográficas, celulares e filmadoras. 
A luz do flash pode causar desconforto para a criança ou despertá-la, caso esteja dormindo.
Caso fotografe o bebe, certifique-se que os pais não tem nenhuma restrição antes de sair publicando fotos nas redes sociais.


9- Se possível não leve crianças pequenas
Se você tiver a opção de ir em horários onde seus filhos estejam na escola, na casa de um amiguinho ou parente, ótimo.
Difícil controlar crianças pequenas, em relação ao barulho e animação típicas da idade.


10- Sem grilhos
Não pense que os pais da criança, se distanciaram eu estão menos afetivos e amigáveis, apenas é uma fase nova, que requer adaptações, logo o bebe estará num ritmo que permitirá que tudo volte ao normal, no que diz respeito a vida social. Até lá vale deixar claro a disponibilidade de ajudar, (e cumprir quando solicitado), sem ficar marcando presença ou "sufocando" a família com visitas.




Criança não é atração turística!

O maior presente que se pode dar nessa hora é sua educação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será analisado e em breve estará visivel

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...