segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Turbine os Benefícios dos Alimentos e Conheça as Armadilhas !!!!

O número de pessoas preocupadas com a boa alimentação vai aumentando proporcionalmente com a idade.

Na casa dos 30 quem não quer melhorar a forma e até mesmo retardar o envelhecimento?

Exercícios e boa alimentação são a chave desse mistério, mas fazendo as combinações certas dá para turbinar as refeições, vamos espiar?


Laranja + Feijão

Frutas ricas em vitamina C facilitam a absorção de ferro, que fortalece o sistema imunológico e participa do transporte de oxigênio na corrente sanguínea. Para o ferro ser absorvido precisa de um meio acido. A vitamina C da laranja também é um antioxidante.
Quantidade: 1 laranja e 5 colheres (sopa) de feijão.



Arroz + Feijão

Arroz e feijão é a combinação clássica e perfeita, pois fornece  aminoácidos essenciais que não produzimos naturalmente.
Para sintetizar proteínas, o organismo precisa de todos os aminoácidos disponíveis ao mesmo tempo. Os que faltam no arroz estão no feijão – e vice-versa.
Essa combinação ajuda a reparar tecidos e outras funções gerais do organismo. 
O arroz contribui com a digestão e a absorção do ferro presente no feijão - a versão integral, repleta de fibras, é ainda melhor. 
E a dupla tem baixo índice glicêmico, o que significa que a energia é liberada aos poucos na corrente sanguínea e a sensação de saciedade dura mais tempo.
Quantidade: 4 colher (sopa) de arroz para 1/2 concha de feijão.



Banana + Aveia
A banana famosa por prevenir cãibras, é uma fruta calórica e rica em carboidrato.
Mas basta acrescentar um pouco de aveia para obter maiores benefícios.
O cereal diminui a absorção do carboidrato presente na banana, reduzindo o índice glicêmico.
E por ser uma fibra solúvel auxilia na manutenção dos níveis saudáveis de colesterol, no bom funcionamento do intestino e na prevenção do câncer de cólon.
Quantidade: 2 colheres (sopa) rasas de aveia para cada banana.


Salmão + Gergelim

Salmão é rico em ômega 3 e gergelim em ômega 6, que ajudam a manter o funcionamento do cérebro, reduzir o risco de doenças cardiovasculares e evitar a inflamação do organismo.
O gergelim ainda é fonte de vitamina E, poderoso antioxidante, e tem a capacidade de aumentar a absorção dos nutrientes presentes no salmão.
Quantidade: 1 colher (chá) de grãos de gergelim para cada posta do peixe.



Brócolis + Azeite

O brócolis melhora a coagulação do sangue e neutraliza radicais livres. Ele faz parte do grupo de alimentos ricos em vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K), ou seja necessitam de gorduras para serem absorvidas pelo corpo. Por isso, ingerir brócolis com azeite de oliva extravirgem, vai potencializar seus benefícios.
Quantidade: 1 colher (sopa) de azeite para cada 3 buquês de brócolis. 
Agrião, abóbora, espinafre, repolho e couve também se beneficiam dessa combinação.




Alho + Salada

O alho é um bom substituto do sal e dos temperos artificiais, que têm altíssima concentração de sódio. Substitua o molho pronto para salada, pelos temperos caseiros, e sempre que possível, adicionar alho. 
Além de garantir sabor, ele auxilia no controle do colesterol e da pressão arterial. 
Tem ação antifúngica e, por isso, ainda pode ajudar a preservar os alimentos mais suscetíveis a contaminações, como é o caso de vegetais crus em geral.
Quantidade: 1 ou 2 dentes de alho para cada prato (sobremesa) de salada.




Pão integral + Peito de peru

Proteínas magras, como o peito de peru, prolongam a sensação de saciedade até mesmo se ingeridas com carboidrato refinado, com o pão integral esse período é relativamente aumentado.
O pão branco (exemplo pão de forma comum) leva apenas uma hora para ser digerido.
Dê preferência aos pães integrais com amêndoas, castanhas ou nozes na composição.
Quantidade: 2 fatias de pão integral com 4 fatias de peito de peru.




Banana + Canela

A banana novamente,  desta vez, por ser rica em triptofano, aminoácido que produz serotonina, hormônio neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar. Quando consumida com canela, a liberação dessa substância é potencializada, a especiaria ainda diminui os níveis de açúcar no sangue, evitando que o organismo armazene em forma de gordura. No período pré-menstrual reduz a compulsão por doces.
Quantidade: 1 colher (chá) rasa de canela em pó para cada banana. 
Opção: salpique a fruta em rodelas com canela e deixe cerca de um minuto no micro-ondas.




Mas se você cair em tentação?

Veja combinações que minimizam os exageros:

Hambúrguer + Vinho

Se você caiu em tentação e foi comer fast-food, o vinho tinto pode desfazer parte dos danos. 
Os polifenóis do vinho tinto podem reduzir a circulação do oxicolesterol depois da absorção.
Essa forma perigosa de colesterol oxidado se encontra em alimentos fritos e industrializados.
O oxicolesterol pode provocar aterosclerose e também tem efeito carcinogênico.

Quando estudadas amostras de sangue de quem tomou vinho para acompanhar um cheeseburger duplo, verificou-se que o vinho parecia deter o oxicolesterol no meio do caminho. Mas vá com calma tanto no fast food como no vinho, rssrsrsrsr!




Batata Frita + Suco de Laranja

As refeições ricas em gordura e carboidratos, no café da manhã, com ovos fritos, manteiga, pães, bolos e torradas, provocam inflamações e geram proteínas específicas que contribuem para o desenvolvimento do diabetes tipo 2. 

O interessante é que o suco de laranja neutraliza esse efeito. 
Testes americanos feitos com amostras de sangue, de um grupo que tomou suco de laranja com um desjejum de 900 calorias, composto de ovo, linguiça e batata, não encontrou aumento significativo da tal proteina, nem de radicais livres inflamatórios, como seria esperado nesse tipo de refeição.




O que evitar?

Suco ou fruta na refeição

Quando você come carne ou massa (alimentos absorvidos no estômago) e termina a refeição com uma fruta (alimento absorvido no intestino), ela fica retida no estômago durante o tempo de digestão dos outros alimentos. Ali sofre a ação do calor, das enzimas e de uma quantidade maior de ácidos e acaba fermentando. O mesmo acontece com o suco.
Melhor hora: consuma suco ou fruta, com intervalo de quatro horas das refeições principais. Esse é o tempo ideal para não atrapalhar a digestão anterior e também para você aproveitar melhor as vitaminas, fibras e minerais presentes nesses alimentos.


Pão ou massa no jantar 

O carboidrato aumenta a taxa de glicose no sangue. À noite, esse processo atrapalha a ação do hormônio do crescimento (GH), liberado no sangue duas horas após adormecermos. Na fase adulta, o GH é responsável pelo rejuvenescimento (refaz o colágeno que mantém a elasticidade da pele) e, ainda, impede que o organismo estoque gordura.
Melhor hora: nas fases de emagrecimento e manutenção, coma carboidrato apenas na primeira metade do dia (no máximo até o final da tarde), quando o metabolismo está mais acelerado.

Sobrepor refeições

Qualquer alimento que encontrar outro no estômago provoca fermentação, mesmo que este último esteja no final do processo de digestão. Além disso, o estômago pode distender pouco a pouco, acomodando quantidades cada vez maiores.



E para quem esta de dieta, mas ficou de olho no sanduiche (hummmm), lá de cima, aqui vai uma tabelinha básica de quantas calorias pode ter um "lanchinho básico".




Nem me atrevi a somar as calorias, rsrsrsrs




2 comentários:

Seu comentário será analisado e em breve estará visivel

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...