segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Livro: Fim - Fernanda Torres



Gostei do livro na sua totalidade, inclusive da capa, totalmente carioca, os guarda-sóis parecem saltar da areia, muito 10.

Fernanda Torres multifacetada atriz, se consolida como escritora, e para quem tinha alguma duvida disso, esse livro fala por si só.


DESCRIÇÃO:

Cinco amigos cariocas. Cinco homens que estão à beira da morte e rememoram as passagens marcantes de suas vidas: festas, casamentos, separações, manias, inibições, arrependimentos. Álvaro vive sozinho, passa o tempo de médico em médico e não suporta a ex-mulher. Sílvio é um junkie que não larga os excessos de droga e sexo nem na velhice. Ribeiro é um rato de praia atlético que ganhou sobrevida sexual com o Viagra. Neto é o careta da turma, marido fiel até os últimos dias. E Ciro, o Don Juan invejado por todos - mas o primeiro a morrer, abatido por um câncer.

São figuras muito diferentes, mas que partilham não apenas o fato de estar no extremo da vida, como também a limitação de horizontes. Sucesso na carreira, realização pessoal e serenidade estão fora de questão - ninguém parece ser capaz de colher, no fim das contas, mais do que um inventário de frustrações.

Ao redor deles pairam mulheres neuróticas, amargas, sedutoras, desencanadas, descartadas, conformadas. Paira também um padre em crise com a própria vocação e um séquito de tipos cariocas frutos da arguta capacidade de observação da autora. Há graça, sexo, sol e praia nas páginas de Fim. Mas elas também são cheias de resignação e cobertas por uma tinta de melancolia.

Humor sem superficialidade, lirismo sem cafonice, complexidade sem afetação, densidade sem chatice: de que mais precisa um romance para dizer a que veio?



MINHA OPINIÃO:

Gostei muito desse livro, o texto, a abordagem, a leitura flui com muita facilidade.
Outra coisa bem bacana são os ganchos de um capítulo pra outro, e as diversas passagens contadas mais de uma vez por personagens diferentes, cada um com sua ótica e persepção.

A sacada de contar  a historia de cada personagem, com fatos relevantes da sua vida e foco no seu derradeiro fim, é muito bacana, e diferente dos livros que habitualmente falam da vida cotidiana.

Sem nenhum foco na tristeza ou coisa assim "Fim" é mais que tudo uma história de vida, escrita por uma ferrenha discípula de Nelson Rodrigues, com direito a inúmeras passagem eróticas.


Título: Fim
Autora: Fernanda Torres
Editora: Companhia das Letras
201 páginas




Um comentário:

  1. Desde lançamento que tenho muita vontade de ler esse livro.
    Tenho quase certeza que de irei gostar também.
    Beijos
    http://recolhendopalavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Seu comentário será analisado e em breve estará visivel

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...