quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Livro O Garoto no Convés - John Boyne



Mais um título do John Boyne, excelente como todos os demais que lí deste autor.




SINOPSE

Em abril de 1789, semanas após concluir no Taiti uma curiosa missão com fins botânicos - coletar mudas de fruta-pão para alimentar os escravos nas colônias inglesas -, o navio de guerra britânico HMS Bounty foi palco de uma revolta de parte da tripulação contra o capitão William Bligh, que acabou deixado à própria sorte em um bote em alto-mar junto com os marinheiros ainda fiéis a seu comando. Sem provisões e instrumentos de navegação adequados, o grupo enfrentou 48 dias de duras provações até alcançar a costa do Timor. Neste livro, a história da expedição é narrada do ponto de vista de John Jacob Turnstile, um garoto de Porstmouth, sul da Inglaterra, que sofre abusos de toda sorte, inclusive sexuais, no orfanato e pratica pequenos furtos nas ruas da cidade. Detido pela polícia após roubar um relógio, é salvo pela própria vítima do roubo quando esta lhe faz uma proposta - em vez de ficar encarcerado, embarcaria no HMS Bounty para passar pelo menos dezoito meses como criado particular do respeitado capitão Bligh. Turnstile aceita a barganha, planejando fugir na primeira oportunidade. Mas a rígida disciplina da vida no mar e uma relação cada vez mais leal com o capitão transformarão sua vida para sempre.

MINHA OPINIÃO
Sou suspeita para comentar os livros desse autor, amo a riqueza de detalhes das personagens e ambientes, sempre com um misto de fantasia e realidade, este livro é baseado no verdadeiro motim ocorrido a bordo da embarcação, HMS Bounty, navio da marinha inglesa,  no ano de 1789.

É acima de tudo um relato que valoriza a amizade, fidelidade e força para conseguir seus objetivos apesar de todos os percalços que parecem ser intransponíveis. A todo momento o personagem principal é tentado a recorrer ao caminho mais fácil embora incorreto.

A linguagem usada pelo autor, é cuidadosamente adaptada de acordo com as fases de vida da personagem, e cada palavra tem o peso certo para descrever a intensidade vivida seja entre os irmãos, nas ruas, ou entre seus comandantes de alta patente no navio.

Os dias à bordo, as missões, a ilha, os dias a deriva, a fome, é tudo tão perfeitamente narrado que dá a impressão que irá brotar areia das páginas, que para mim, já tinham cheiro de maresia.

John Boyne

O Garoto no Convés 
Autor: John Boyne
Editora: Companhia das Letras
496 páginas


ÓTIMO LIVRO - DESCRITIVO - EMPOLGANTE 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será analisado e em breve estará visivel

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...