quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Dica contra Mofo - Giz escolar e Sabão em pó

Em semanas muito chuvosas é comum, aparecer mofo nas gavetas e armários, uma solução prática e barata é o giz escolar.

O giz escolar é uma espécie de calcário branco, constituído basicamente por carbonato de cálcio, por isso atrai partículas de água, sendo assim, diminui muito as condições favoráveis para aparecimento do mofo.

É bem fácil de comprá-lo em papelarias e seu uso  bem simples, você pode colocar alguns palitos em qualquer potinho de tampa vazada, inclusive dos anti-mofos comprados nos mercados, após o uso. Ou então fazer trouxinhas com pedaços de tecidos como voal, renda ou filó, amarrar com fita ou araminhos encapados (tipo os que vem em alimentos), e espalhar pelas gavetas e prateleiras.





Após algum tempo, os gizes ficarão saturados de umidade, e vc terá de trocá-los, existe a possibilidade de colocar no forno e reaproveitá-los, porem o custo é tão pequeno, que acho mais prático usar palitos novos.

Há pessoas que guardam as caixas de sabão em pó, dentro do guarda roupa, segundo elas o sabão fica todo empedrado mas absorve bem a umidade e deixa um cheiro agradável nas roupas. O produto pode ser utilizado normalmente depois sem prejudicar sua função, nem rendimento.

Acabar definitivamente com o problema, envolve vários cuidados, como limpeza constante dos armários e gavetas. Havendo mofo nas paredes, é necessário retirar a massa, refazê-la de preferencias com produtos específicos para áreas úmidas, e pintar novamente, só tinta sobre mofo não adianta. Verificar ainda se há canos ou calhas, que estejam vazando. 

Caso isso não seja feito, não há giz ou sabão que resolva umidade.


2 comentários:

Seu comentário será analisado e em breve estará visivel

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...