domingo, 22 de dezembro de 2013

Acne na idade adulta


Muito comum na adolescência a acne é o pesadelo, do nada elas aparecem, e deixam a região dolorida, vermelha, inchada e de quebra com aquele aspecto "nojento".

Mas infelizmente, algumas mulheres continuam com o problema, cerca de 8% das mulheres têm acne depois dos 25 anos e 5% depois dos 40 anos.

Algumas delas mesmo não tendo problemas significativos na adolescência desenvolvem o problema na fase adulta.


Um tratamento muito utilizado é com isotretinoína, o conhecido Roacutan.

Usuárias do produto relatam mudança drástica na pele e no couro cabeludo, que ficam bem menos oleosos. E ainda pode haver mudança na fibra capilar, como cabelos ondulados ficarem lisos e vice versa.

No entanto, o tratamento com Roacutan só deve ser feito em último caso, pois não trata a causa do problema, só os sintomas, ao reduzir o tamanho das glândulas sebáceas. 

Outra desvantagem do medicamento está nos efeitos colaterais: aumento de colesterol, problemas no fígado, malformação em bebês e ressecamento de mucosas são alguns dos principais problemas relacionados, e demoram até um ano para sumirem por completo.


Cada caso é um caso, e o dermatologista é o profissional que pode analisar o problema e ministrar o melhor tratamento.

Normalmente a primeira abordagem do problema costuma ser o tratamento com antibióticos que agem sobre a bactéria que se instala na pele. 

O uso de espironolactona vem em segundo lugar, pois esta substância atua bloqueando a ação dos hormônios masculinos, que, em excesso, podem causar a acne. 

A mulher pode ter uma pele extremamente sensível a testosterona ou, então, produzir muita testosterona e pouco hormônio feminino.

Para complementar a medicação via oral, o paciente pode utilizar produtos (sérum, loção e gel) próprios para pele acnéica. 

Produtos que contenham ácido salicílico (controla a oleosidade), peróxido de benzoíla (atua sobre a hiperprodução sebácea e a inflamação) e tretinoína (age sobre os comedões) costumam ter um bom efeito sobre as erupções.


Vale lembrar que alguns casos de acne são causados por produtos cosméticos, como maquiagem muito pigmentada e densa ou cremes para o cabelo.

Se esse for o caso, a interrupção de seu uso resulta na melhora da pele. 

Quem não vive sem make pode optar pelos cosméticos oil-free, ou seja, sem óleo, que são feitos especificamente para peles oleosas.

Ainda existem as mulheres com problemas ginecológicos e hormonais que refletem diretamente na pele, somente o profissional pode realizar o diagnostico preciso.

O mal pode começar pela boca

Carboidratos de alto índice glicêmico não sabotam apenas a cintura mas também a pele, pois aumentam rapidamente o nível de insulina no sangue, outro hormônio que pode gerar produção excessiva de sebo.

Equilibre a quantidade de açúcar consumindo carboidratos integrais e alimentos ricos em fibras, como legumes e verduras. 

Além de prolongar a saciedade, eles fazem com que a insulina não apresente picos de produção. 

Quanto ao famigerado chocolate, estudo recente da Universidade de Medicina de Miami, nos EUA, descobriu que pessoas que consumiram o doce diariamente tiveram espinhas cerca de uma semana depois do teste.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será analisado e em breve estará visivel

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...