quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Lei limita peso das mochilas em escolas


Parece piada, mas não é, foi aprovada pela Comissão de Assuntos Sociais do Senado, a lei que limita o peso das mochilas das crianças e adolescentes a 15% de seu peso.

A medida obriga, também, que as escolas ofereçam armários aos estudantes para que guardem seus livros e não carreguem tanto peso.

Especialistas em saúde são ainda mais rígidos e dizem, que o peso ideal não deve ultrapassar 10% do peso da criança.

Os problemas causados pelo sobrepeso carregado pelas crianças e adolescentes podem ser muitos, como dores crônicas nas costas, alterações da postura, tensão muscular e escoliose (desvio lateral da coluna).

Além de hipercifose (aumento da curvatura da região dorsal), hiperlordose (curvatura excessiva da coluna para dentro), hérnias de disco, ombros arredondados, dores de cabeça e problemas respiratórios, devido à compressão na região dos pulmões, podem ser registrados em pessoas que carregam mochilas muito pesadas.


A medida governamental, que ainda precisa ser aprovada pela Câmara dos Deputados para ter validade, será aplicada para estudantes da rede pública e privada da educação infantil (crianças de até cinco anos), do ensino fundamental (alunos de seis a 14 anos) e do ensino médio (adolescentes de 15 a 17 anos).

O projeto determina que o estudante ou seu responsável declarar o peso do aluno por escrito.

Agora a piada: não haverá qualquer penalidade à escola ou aos donos das mochilas que ultrapassarem os limites estabelecidos. 

Ao invés de aplicar punições, o poder público investirá em campanhas educativas para conscientização dos males à saúde que o peso excessivo pode causar. 

Agora eu me pergunto, para que lei? Não seria mais fácil elaborar logo a campanha?

E na pratica a gente sabe que lei sem punição, não "pega" (algumas nem com punição).

A parte boa é que você não precisa esperar a lei entrar em vigor para cuidar de seus filhos, analisar o que ele carrega e adaptar os materiais da melhor forma.

Para os pequenos as opções com rodinhas, ainda é a melhor escolha.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será analisado e em breve estará visivel

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...