terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Escovas de cabelo - Conheça modelos e finalidades



Existe uma diferença básica entre pente e escova: além de desembaraçar os fios e dividir o cabelo, os pentes auxiliam os cortes e finalizam penteado, já as cerdas das escovas têm a finalidade de alisar e modelar o cabelo, bem como massagear o couro cabeludo.

Cada modelo de escova e pente tem uma função específica. É preciso escolher o instrumento de acordo com o resultado esperado.

As cerdas podem ser de nylon ou materiais naturais (pelo de javali ou porco). Esse segundo tipo é mais caro, durável e resistente ao calor do secador.

Existem escovas que misturam os dois materiais, são boas para alisar, ideais para cabelos sensíveis, pois levam a oleosidade do couro cabeludo ao comprimento de forma suave, sem arrebentar o fio.

Já as escovas com corpo de metal ou cerâmica agilizam e potencializam a ação do secador para alisar e modelar, já que absorvem o calor. E para quem quer diminuir o frizz, a dica são os modelos ionizados.


Redonda
Cilíndrica e com as cerdas mais durinhas, a escova redonda é perfeita para alisar e modelar os cabelos com secador, principalmente os mais grossos. Não desembarace o cabelo com ela, para não correr o risco de ficar com a escova presa nos seus fios, podendo danificá-los. 

Redonda e grossa: quanto maior o diâmetro da escova, melhor será o efeito liso. Esse tipo de escova é adequado para fios superlongos.

Redonda média: ideal para escovar os fios e deixá-los com movimento, especialmente nas pontas, virando-as para fora ou para dentro.

Redonda fina: ótima para modelar cabelos curtos, médios e franjas. Com esta escova, é possível conseguir movimento nos fios e volume na dose certa.

TérmicaA escova térmica tem o diferencial de ser feita de metal ou de cerâmica, ela absorve o calor do secador e deixa o trabalho muito mais fácil. Ela alisa mais rápido, até mesmo o cabelo mais fino, e deixa os fios com um brilho bonito



Raquete
A escova raquete, tem a base achatada, é perfeita para desembaraçar os fios, além de tirar os nós das madeixas, pode ser usada para modelar as pontas dos fios, em cabelos mais finos. As donas de fios mais grossos devem usar os pentes largos.




Pentes

Com dentes largos: serve para desembaraçar os cachos sem quebrá-los e também é indicado para soltar as mechas após a modelagem com o babyliss.

Superfino: utilizado para desfiar os fios e criar volume no cabelo.

Garfo: ideal para arrumar os fios do cabelo afro.




Dicas

- Não se usa escova em cachos ou em fios afro, pois ela  tira a ondulação e o cabelo fica mais armado.

- O pente de madeira, controla a eletricidade estática, mas pode descascar e danificar a fibra capilar, fique atenta a conservação, o de plástico não oferece este risco.

- Retire os cabelos que se acumulam todos os dias.

- Lave com água e sabão sempre que apresentar um aspecto sujo.

- Seque as escovas de madeira ao sol.

- Troque a escova sempre que as cerdas estiverem tortas e danificadas.



Amei um programinha que encontrei no site da Condor (fabricante de escovas), onde você vai respondendo um questionário e no final ele indica qual a escova adequada para o que você deseja fazer. Vale a pena espiar, AQUI.



Gostaram das dicas? Se você tem alguma, para dividir, deixe aqui nos comentários !!!


3 comentários:

  1. muito boa pra nos cabelereiros e muito interressante

    ResponderExcluir
  2. Gostei, não sabia de NENHUMA dessas dicas, além das observações... Não sabia que cada escova tinha um objetivo!
    Muito bom!
    Gostei!

    Beijos
    Anna
    http://isfashioon.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. muito boa essa dica, aprendi muito e vou passar a diante.
    obrigado.

    ResponderExcluir

Seu comentário será analisado e em breve estará visivel

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...