domingo, 17 de novembro de 2013

Lavar roupa todo dia ... que alegria !!!



Hoje vim falar de um assunto que agrada poucas pessoas: lavar roupa.

Eu não sou fã, mas confesso que ainda prefiro lavar do que passar roupa.

Esse post é de grande valia, para quem esta acostumado(a) com a mamãe lavando a roupa, e de repente ao sair de casa se vê perdido(a) com essa tarefa domestica.

Vamos lá?

1. Separe sempre

Separe as roupas pela cor: faça uma pilha para peças brancas, outra para as peças de cores claras e uma última para as peças de cores escuras.

Se o volume das pilhas forem grandes, separe novamente cada pilha com base na quantidade de sujeira: pouco suja, moderadamente suja e muito suja.

Dicas
• Crie uma pilha para as roupas delicadas que precisam ser lavadas à mão;
• Separe pelo tipo de roupa, nunca lave toalhas de banho ou tecidos felpados com outras peças, mesmo que da mesma cor.



2. Prepare para lavar

Minimize os danos às peças que você está lavando:

Faça o tratamento das manchas, sujeiras e das peças muito sujas com removedor de manchas de pré lavagem, com detergente líquido, com uma pasta feita de sabão em pó e água, ou com sabão em barra ou deixe as peças previamente de molho (lembrando que nem todas as peças podem ficar de molho. 

Feche os zíperes, enganche todos os ganchos e abotoe todos os botões.
Vire os bolsos do avesso para tirar a sujeira, papeis, moedas, etc.
Remova quaisquer ornamentos, decorações, broches ou fivelas que possam danificar outras peças ou a própria maquina de lavar.

Você não tem certeza sobre o tipo de tecido de uma determinada peça? Ou se tal peça pode ser lavada na máquina? É pra isso que servem as etiquetas.



3. Desvende os símbolos das etiquetas


4. Produtos pré-lavagem

O mais indicado para remover manchas e sujeiras é usar um produto específico de pré lavagem.
São ótimos especialmente em manchas de gordura em tecidos sintéticos.
Eu costumo usar Vanish spray ou Omo concentrado,  puro sobre a mancha.

Dicas
• Trate as manchas enquanto são recentes. Embeba a área completamente e esfregue suavemente para o produto penetrar no tecido.
• Não deixe roupas de molho por muito tempo. As cores podem desbotar.

5. Produtos para lavar roupa

Leia o rótulo cuidadosamente antes de comprar qualquer produto, para ter certeza de que é o correto para o tipo de trabalho que você quer fazer. Siga as instruções corretamente e use sempre as medidas indicadas na embalagem.

Sabão em pó é um bom limpador, ele se degrada bem nos sistemas de esgoto da cidade, não prejudicando o meio ambiente.

Sabão líquido têm excelente poder de limpeza. Os detergentes contém um agente umedecedor que desprende a sujeira e não fazem tanta espuma.

Alvejante
O alvejante trabalha junto com o sabão para remover manchas e sujeiras, deixar mais brancas as peças brancas e tornar as cores de alguns tecidos mais vivas. Ele também funciona como desinfetante suave. 
Os dois tipos básicos de alvejantes são o cloro e o oxigênio.
O alvejante líquido comum à base de cloro é o mais eficaz e o menos caro, mas não pode ser utilizado em todos os tipos de tecidos. 
O alvejante à base de oxigênio é seguro para todos os tipos de tecidos laváveis, fibras com acabamento resinado e para a maioria dos tecidos coloridos laváveis. 

• O alvejante deve ser colocado na água da lavagem ou diluído antes de as roupas serem colocadas na máquina. O alvejante não deve nunca ser colocado diretamente sobre os tecidos;
• Quando estiver utilizando o alvejante, use a água na temperatura mais quente possível, porque isto melhora o desempenho do produto;
• Quando lavar tecidos que contém elastano, utilize apenas alvejante à base de oxigênio.

Amaciantes de roupas
Os amaciantes de roupas adicionam suavidade e maciez, reduzem a eletricidade estática e ajudam a diminuir as “bolinhas” que se formam nas peças.

• Dilua o amaciante líquido em água antes de colocá-lo no dispenser ou na água do enxágüe. Os amaciantes podem manchar o tecido se colocados diretamente sobre as roupas;
• Quando estiver lavando roupas de bebê é bom usar o amaciante moderadamente, porque alguns bebês são sensíveis ao acúmulo do produto.



6. Lavando à Maquina

Para obter os melhores resultados da sua máquina de lavar roupas, você deve saber como combinar as capacidades de carga, níveis de água, temperatura e ciclos.

Não sobrecarregue a máquina.
Mas usar a capacidade máxima da máquina cada vez que você lava roupa economiza tempo e energia, mas não misture roupas claras e escuras apenas para encher a máquina (provavelmente irão manchar e o custo será maior do que usar a máquina duas vezes, por exemplo).
Misture itens grandes e pequenos para melhor circulação e distribua a carga uniformemente ao redor do tambor.

No caso de máquinas com água quente:
O ajuste da temperatura da água varia de acordo com os tipos de tecidos que estão sendo lavados e a quantidade de sujeira.

Selecionando o ciclo
A maioria das máquinas já vem com a descrição dos tipo de lavagem no painel, é muito simples de escolher e operar.



7. Lavando à mão

A maioria dos tecidos pode ser colocado na máquina, mas alguns itens têm a indicação “lavar somente à mão”. Nunca desconsidere isso, mesmo se estiver com pressa.

• Separe as peças da mesma maneira que você separa as roupas para lavar à máquina e faça o pré-tratamento das manchas e áreas muito sujas;
• Utilize um detergente suave para roupas delicadas e dissolva-o na água morna ou fria antes de adicionar as roupas. Deixe-as de molho por cerca de 30 minutos;
• Depois esfregue. Tome cuidado para não esfregar, torcer ou apertar excessivamente. Enxágue as peças em água fria.

Eu costumo colocar as peças só para centrifugação na máquina após esse processo.




Se você tiver a possibilidade se seguir a instrução da etiqueta abaixo, é certeza de dar certo.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será analisado e em breve estará visivel

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...