Tem coisa pior que chegar a fatura do cartão e você ficar arrancando os cabelos para pagá-la?
Naquele momento de desespero, a primeira reação é se perguntar: onde eu gastei tudo isso? será que clonaram meu cartão?
Mas quase sempre, a gente descobre que tudo aquilo foi resultado daquelas comprinhas impulsivas, dos itens que a gente "necessitava muuito", como aquela bolsa em oferta ou aquele sapato que era lindo demais.
Mas como diminuir o consumo desnecessário?
Especialistas, são bastante radicais, e orientam a cancelar cartões de crédito, ou deixá-los em casa na hora de ir ao shopping.
Acredito que o conceito deve ser outro, o problema não é o cartão e sim o impulso de comprar.
Use algumas técnicas bem simples:
* sempre pergunte-se, eu PRECISO mesmo disso? e responda com sinceridade, sabendo diferenciar necessidade de vontade.
* não compre logo de cara, volte para casa, se com o passar dos dias, você continuar com real intensão de compra, fará de forma mais correta e menos impulsiva.
* trace metas objetivas de consumo, qual a sua meta? viajar nas férias? então é necessário priorizar isso!
* analise sua rotina de vida:
se a maior parte do seu dia (portanto da sua vida), você passa no trabalho, a maior parte das peças devem pertencer ao guarda roupa profissional, não adianta investir metade do salário naquele vestido de festa maravilhoso. O investimento de dinheiro numa peça deve ser diretamente proporcional ao seu uso.
* Para produtos de beleza, cuidado redobrado, porque você tem a validade contra o consumismo, melhor ter 5 batons que use muito, do que 20 que serão jogados fora por expirar a validade. Fique atento a validade dos produtos, que podem ser pequenas nas grandes ofertas e liquidações.
Mesmo quem tem muito, precisa se organizar pra não acabar fazendo besteira. Dá pra destinar um valor dentro do nosso orçamento pra comprinhas e daí dá pra definir partes desse valor que podemos gastar em cada peça – isso é planejar!
Planeje-se para consumir sem culpa!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário será analisado e em breve estará visivel