sábado, 26 de outubro de 2013

Depressão - aprenda a identificá-la !!!



A depressão é tida como o mau do século.

Acabou virando um modismo, mas cuidado com os diagnósticos, porque nem todo quadro de tristeza é depressão, todos temos períodos de introspecção, e isso é natural.

A depressão tem a ver com fatores químicos, nosso corpo tem uma queda na produção de serotonina.

E seus sintomas vão muito além de tristeza, ela provoca angústia intensa e inexplicável, apatia, queda na líbido, no apetite e no sono, raciocínio lento e problemas de memória.

E provoca uma reação em cadeia no organismo porque se a pessoas não se alimenta e não dorme corretamente, contribui para problemas cardiovasculares. Além de evidencias que a depressão favoreça a hipertensão e o infarto.



Os números também assustam 20% da população do planeta sofre de depressão (ao menos uma vez na vida).

As crianças também são vítimas do problema, se seu filho(a) chora com facilidade, não se anima com nada, tem medo de tudo, fica irritado, não sabe lidar com frustrações, se culpa por tudo, tende a se isolar, procure um médico para um diagnóstico preciso.

A mais comentada é a depressão pós parto, nessa fase vários fatores convergem para o problema, a mudança radical de rotina e horários, a responsabilidade com o bebe, podem ser o estopim, para o surgimento do problema, caso a mãe permaneça apática, sem condições de cuidar do bebe e sem ânimo para nada, o médico deve ser consultado.



A depressão tem sido muito estudada, porem ainda é cercada de mistérios, assim como tudo de envolve o cérebro humano. Mas os médicos afirmam, com certeza, que ela esta diretamente ligada a genética.

Para um tratamento eficaz e saudável, além de acompanhamento médico, é necessário que o paciente tenha muita força de vontade e ocupe seu tempo de maneira produtiva, dedicando-se a atividades prazerosas, a presença e o apoio da família e amigos é fundamental.

Até bichinhos de estimação podem ajudar na recuperação dos depressivos.

É uma batalha mental, constante, onde somente as pessoas que passam pelo problema, sabem do real sofrimento que o depressivo enfrenta.

Se você tem os sintomas ou conhece no seu círculo familiar quem tenha, incentive a procurar um médico, pela falta de informação e até mesmo por preconceito (ainda tem gente que rotula quem procure tratamento psiquiátrico como louco), muitas pessoas sofrem e continuam se escondendo atrás de uma fachada de perfeição e alegria.

O tratamento é bem simples e com resposta bastante rápida.

Não sofra sem necessidade, não prive-se de bons momentos pela depressão, procure tratamento !!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será analisado e em breve estará visivel

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...