segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Unhas bem cuidadas



Unhas deixaram de ser uma parte do corpo com a qual temos cuidados, e passaram a refletir a vaidade e personalidade.

Com cores, texturas e desenhos, cada vez mais as unhas seguem tendências e modismos.

O que não podemos esquecer é que elas precisam de constantes cuidados, e são muito além de adereços.

O nosso corpo "conta" através das unhas, muito do que esta acontecendo.

O que é a unha?
Uma lâmina córnea, flexível, formada por diversas camadas de queratina.
Protege a ponta dos dedos e ajuda em atividades do dia a dia.



Um grande dilema: tirar ou não a cutícula.
A gente não gosta, mas o correto é manter a cutícula, e apenas empurrá-la.
Mas é possível resistir meninas, fiz o teste de manter cutículas beeemmmm hidratadas e o resultado foi surpreendente, as cutículas ficaram afinadas, sem pelinhas, otimas!!!

Hidratando mãos e unhas
As mãos como toda pele do corpo, requer hidratação, e geralmente descuidamos, o ideal é hidratar pelo menos 2 vezes ao dia. Pela manhã com produtos que tenham filtro solar, ativos antioxidantes e textura fluida para rápida absorção. À noite use cremes que contenham acido hialurônico, que mantem a pele jovem e lisinha. As cutículas tem ganhado produtos específicos, boas opções são a caneta hidratante Océane, Cera para cutículas Sally Hansen e Cera Nutritiva para unhas e cutículas Granado.



Fortalecer
Uma dieta rica em cálcio, proteínas e alimentos com vitamina A (como gema de ovo, leite e derivados, sardinha, couve, espinafre, entre outros), ajuda a manter as unhas fortes e saudáveis. Produtos fortalecedores devem ser passados antes do esmalte para que fique em contato direto com a superfície da unha. Sempre usar base antes do esmalte, pois ela ajuda a proteger do pigmento.

Unhas respiram
Os especialistam dizem que as unhas devem "respirar" 1 semana por mês, como é difícil conseguir, eu adotei a tática de manter esmaltada por uma semana e 2 dias sem nada.
O uso de esmaltes com benzeno, tolueno ou formoaldeídos enfraquecem as unhas, provocando descamação, o ideal é optar por produtos livres dessas substâncias.


A grande vilã
A acetona sempre presente nas manicures de todas nós, é a grande vilã das unhas, trás extremo ressecamento e esbranquiçamento, o ideal é substitui-la por removedores sem a substância, produtos como o óleo de banana, é uma otima opções,  porque retira o esmalte (infelizmente não com a mesma eficácia que acetona), e ainda hidrata a cutícula.

Esmaltando
Cores escuram tem muito pigmento, e seu constante uso contribuem para amarelamento das unhas.
Procure alternar na hora de escolher cores.
Para garantir a maior durabilidade, após pintar aplique um extra brilho (eu faço isso sempre no dia seguinte a esmaltação).
Observe sempre a validade do esmalte, produtos vencidos podem aumentar a incidência de alergias e irritações, além de durar bem menos nas unhas.

Unhas refletem diversos problemas de saúde.
Mantenha sempre os cuidados com as unhas e observe-as, caso haja alguma alteração procure um especialista que possa fazer uma avaliação segura.



Ao ir a manicure leve seus próprios instrumentos e fique atenta a higiene do local!


Se você usa algum produto específico para unhas, dê suas dicas!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será analisado e em breve estará visivel

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...