domingo, 15 de setembro de 2013

Embalagens Plásticas são Seguras? Saiba mais sobre o BPA



Não é de hoje que discussões sobre os malefícios do BPA, ocorrem no mundo todo, países da União Européia, Canadá, China e vários estados dos EUA, restringiram  o uso da substância. No Brasil, a partir de janeiro de 2012, foi proibida a comercialização de mamadeiras com BPA na composição.

Mas e o restante dos produtos que contem BPA? Eles fazer parte do nosso dia a dia e estão presentes em grande parte dos plásticos, embalagens, parte interna de latas, garrafa pet, óculos, acessórios de carros, etc.

Vamos entender o que é o BPA?

O bisfenol A é um composto químico que pode ser encontrado em plásticos que apresentam em sua composição o policarbonato e em revestimentos internos de latas que condicionam alimentos. São nos utensílios de cozinha, em especial os infantis, como mamadeiras e copos de criança, sobre os quais reside a preocupação dos médicos.

O BPA é uma molécula muito instável e pode migrar dos produtos para os alimentos apenas com mudanças de temperatura ou danos à embalagem.

Quais os perigos do BPA?

O principal perigo está no fato de ser um desregulador endócrino. No organismo, se comporta de maneira semelhante ao estrógeno, um hormônio feminino. Ele interfere diretamente no funcionamento de algumas glândulas endócrinas e pode aumentar ou diminuir a ação de vários hormônios.

O BPA atinge mais gravemente fetos e crianças, já que estão em fase de desenvolvimento. Porém, os adultos também podem ser prejudicados, por estarem em contato com diversos produtos que contêm a substância.

Pesquisas com animais sugerem que o BPA esteja relacionado com pior qualidade do esperma e infertilidade. Além disso, observou-se um potencial cancerígeno do BPA, em especial o câncer de próstata. Nas mulheres, a alteração genética pode desencadear infertilidade e câncer de mama. E, tanto em homens como mulheres: obesidade, alteração da tireoide e interferência no sistema imunológico.



Como saber se um produto contém BPA?

Procure um símbolo "Bisfenol free" ou "BPA free" no rótulo do produto: ele indica a ausência do composto. No Brasil, os produtores não são obrigados a imprimir um selo nos produtos avisando os consumidores se há ou não BPA. É possível saber disso ao olhar o símbolo da reciclagem no rótulo: se dentro dele houver os números 3 ou 7, pode ser que tenha BPA no produto. Esses números fazem parte de um código de reciclagem e não significam presença de BPA (mas todos os produtos com BPA pertencem a alguma dessas categorias). 




Como evitar a exposição nos produtos que tenho em casa?

Substitua mamadeiras, copos, pratos e recipientes para guardar alimentos de plástico por aqueles que sejam feitos de vidro, madeira, porcelana, aço ou metal. Sendo o vidro, sempre a melhor opção.
Se tiver utensílios de cozinha de plástico, evite colocá-los no microondas ou mesmo congelar alimentos nesses recipientes. Produtos de plástico velhos, danificados ou vencidos devem ser jogados no lixo.



Se você tem alguma dúvida ou comentário, só deixá-lo aqui abaixo !!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será analisado e em breve estará visivel

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...