Não é de hoje que discussões sobre os malefícios do BPA, ocorrem no mundo todo, países da União Européia, Canadá, China e vários estados dos EUA, restringiram o uso da substância. No Brasil, a partir de janeiro de 2012, foi proibida a comercialização de mamadeiras com BPA na composição.
Mas e o restante dos produtos que contem BPA? Eles fazer parte do nosso dia a dia e estão presentes em grande parte dos plásticos, embalagens, parte interna de latas, garrafa pet, óculos, acessórios de carros, etc.
Vamos entender o que é o BPA?
O bisfenol A é um composto químico que pode ser encontrado em plásticos que apresentam em sua composição o policarbonato e em revestimentos internos de latas que condicionam alimentos. São nos utensílios de cozinha, em especial os infantis, como mamadeiras e copos de criança, sobre os quais reside a preocupação dos médicos.
Quais os perigos do BPA?
Pesquisas com animais sugerem que o BPA esteja relacionado com pior qualidade do esperma e infertilidade. Além disso, observou-se um potencial cancerígeno do BPA, em especial o câncer de próstata. Nas mulheres, a alteração genética pode desencadear infertilidade e câncer de mama. E, tanto em homens como mulheres: obesidade, alteração da tireoide e interferência no sistema imunológico.
Como saber se um produto contém BPA?
Como evitar a exposição nos produtos que tenho em casa?
Se tiver utensílios de cozinha de plástico, evite colocá-los no microondas ou mesmo congelar alimentos nesses recipientes. Produtos de plástico velhos, danificados ou vencidos devem ser jogados no lixo.
Se você tem alguma dúvida ou comentário, só deixá-lo aqui abaixo !!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário será analisado e em breve estará visivel