sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Dor de cabeça - Cefaléia ou Enxaqueca - Qual a diferença?



A dor de cabeça é um dos males mais comuns entre a população, quem nunca sofreu com ela?

Ela pode aparecer por inúmeros motivos: ressaca, sinusite, resfriado, gripe, tensão, TPM.

Também pode ser desencadeada por som alto, temperatura muito alta ou muito baixa, cheiros fortes (perfumes, produtos de limpeza, etc) e a.té por ingestão de certos alimentos.

Existem a dor de cabeça tensional e a enxaqueca.



As pessoas com enxaqueca normalmente são bastante sensíveis a vinho, café, chocolate, queijos, etc, a maioria desses itens causam dilatação dos vasos sanguíneos e portanto surgimento da dor.
Se você observou a ligação entre sua dor e a alimentação, certamente você sofre de enxaqueca.

Enxaqueca é a mais famosa das dores de cabeça, e pode durar dias, em geral ataca somente um dos lados da cabeça, acompanhada de enjoo e sensibilidade a luz.

Algumas pessoas costumam ter dor de cabeça ligadas a variação de temperatura, isso também serve de alerta para oscilação de pressão sanguínea (com a queda da temperatura a pressão arterial costuma subir).

Se a dor de cabeça aparece após a ingestão de grandes quantidades de gordura, investigue problemas de fígado.

Embora muito comum a automedicação por analgésicos, podem mascarar sintomas de doenças graves. Vale seguir a velha dica: sempre procure um médico diante de dores contínuas ou insistentes.

Outra dica muito conhecida é a pratica de exercícios, através dele nosso corpo produz endorfinas, que são analgésicos naturais, e favorecem o bom funcionamento do organismo como um todo.

Até sexo é bom para dor de cabeça, rsrsrsr, estudos comprovam que sexo ativa a produção de serotonina, substância importante para o funcionamento do cérebro e modulação de resposta a dor.

Lembra daquela dica da vovó de colocar rodelas de batata na testa?
Pois bem, funciona, não pela batata em sí, mas pela sensação "gelada" que ela proporciona, as ramificações nervosas fazem chegar a sensação de frio ao cérebro primeiro que a sensação de dor. e vc tem a sensação de melhora.



Se você tem alguma dica para quem padece do mal, compartilhe com a gente nos comentários !!!

4 comentários:

  1. Oiii adorei o post. Eu tenho estre problema, é só comer queijo que me dá dor de cabeça e é complicado pois adoro queijo hehehe
    Bjus
    Jaque

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha Jaque, queijo realmente é uma "bomba" ainda mais os bem amarelos, que tem muuita gordura, haja fígado. Obrigada pela visita e pela participação, bjksss

      Excluir
  2. Olá, eu sofro de enxaqueca e a minha e desencadeada se não comer nas horas certas e se não durmo bem, e também na tpm, faço tratamento há um ano e ate hj nao senti mais dores de cabeça. Gostei do post!
    http://truquesdemeninabijoux.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A tempos quando eu era bem magrinha, sentia dores assim tb com intervalos prolongados sem comer, hoje em dia como ganhei uns quilinhos, acho que as reservas compensam, rsrsrsrs, Fico feliz que vc tenha tomado a atitude correta de buscar tratamento profissional, e o melhor se livrou da dor, afinal ninguem merece dor de cabeça. Obrigada pela vista e pela participação, bjksss

      Excluir

Seu comentário será analisado e em breve estará visivel

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...