sábado, 31 de agosto de 2013

Calvície / Queda de cabelo FEMININO



Pânico total, quando lavamos o cabelo, e naquela escovada básica, dezenas de fios caindo.

Aí vem a pergunta, que não quer calar: "Será que estou ficando careca?"

Quem nunca se viu nessa situação? Calma Meninas, vamos desmistificar um pouco esse assunto.


É preciso diferenciar calvície de queda.

Calvície tem origem genética, enquanto a queda é um problema multifatorial, ou seja, iniciado por várias condições, como genética, hormônios, fumo, álcool, sono de baixa qualidade, estresse, excesso de processos químicos como tinturas, descolorantes, alisantes, anemia e faltas nutricionais de ferro e até exagero na manipulação física do cabelo em penteados que causam tração.

Principalmente em cabelos afros, quando as meninas, puxam muito e prendem esticando totalmente os fios, ou ainda em penteados trançados rentes ao couro cabeludo.

A queda de cabelo excessiva na mulher caracteriza-se por uma rarefação dos cabelos em torno da raia (local onde se reparte o cabelo), e na zona anterior do couro cabeludo, ao passo que uma estreita faixa frontal é poupada.

A queda total não existe quase nunca na mulher, sendo mais comum a queda difusa e heterogênea, que leva a uma perda de densidade capilar.






Mitos e Verdades


Xampus anti-queda são eficazes no combate à calvície. 
MITO
Segundo a dermatologista Ana Carina Junqueira Bertin, os xampus favorecem as condições do couro cabeludo, mas não agem especificamente no crescimento dos fios. "Digamos que eles são coadjuvantes dos tratamentos, preparando o couro e os fios para recebê-los". Completa dizendo: "por ser um problema interno, só melhora com terapêuticas internas"


Uso de máscaras é eficiente para nutrir o cabelo e minimizar a queda. 
MITO
As máscaras são produtos cosméticos que hidratam os fios e recuperam sua maleabilidade, mas não têm poder para atuar na queda em si. Em outras palavras, beneficiam a aparência, apenas isso.


Lavar o cabelo todos os dias aumenta a queda. 
MITO
A tricologista Ana Carina Bertin observa que, quanto mais lavagem, menos oleosidade e, portanto, menos chance de o fio cair.  
Adriano Almeida e Valcinir Bedin, também tricologistas, complementam dizendo que o ideal, para proteger o couro cabeludo e os fios, é lavar dia sim, dia não. "A higienização diária não estimula a queda, apenas diminui a resistência capilar porque retira parte do manto hidrolipídico, minimizando a blindagem", 


A caspa favorece a queda de cabelo. 
VERDADE
"Ela é provocada por um fungo, o que significa que o couro cabeludo não está em perfeito estado", arremata a dermatologista Ana Carina Junqueira Bertin.
Vale observar que a caspa, em geral, é um sintoma paralelo da queda. Isso porque cerca de 70% dos calvos têm dermatite seborreica, quer dizer, oleosidade e descamação no couro cabeludo. Os floquinhos brancos também podem aparecer por desequilíbrio do PH da pele causado por xampus agressivos, estresse e má alimentação 


No outono, os cabelos caem mais. 
VERDADE
Na pele existem sensores de luminosidade que recebem mais estímulos no verão, fazendo com que o cabelo cresça mais e caia menos nesta estação. Aí, com a chegada do outono, os fios que não despencaram o fazem, dando a impressão de uma queda mais intensa



Mulheres sofrem bem menos com calvície, porém estão sujeitas a outros tipos de queda. Elas podem ter a alopecia areata, uma doença autoimune, isto é, a própria pessoa a desenvolve por tensão emocional. Pode provocar a perda localizada ou até total dos cabelos, e o tratamento consiste em corticoides de uso tópico, emprego de substâncias que aumentem a irrigação local e psicoterapia.

De qualquer maneira somente um profissional poderá fazer uma avaliação correta e confiável de cada caso, portanto, na dúvida procure um dermatologista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será analisado e em breve estará visivel

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...